segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Taxistas: Mentes brilhantes sub-aproveitadas

Como todos vocês sabem, para que o ser humano pudesse andar de pé, o seu corpo teve de evoluir de modo a reduzir a largura da bacia. É graças à redução da bacia, que hoje andamos orgulhosamente de pé, caso contrário, teríamos ainda um caminhar cambaleado como o dos nossos primos macacos, ou mesmo como o andar daquele tipo gay bêbedo.

Mas para nos transformarmos em seres bípedes, tivemos que pagar o preço. A redução da bacia acompanhada do crescimento do cérebro humano ao longo dos tempos, obrigou também à redução do período de gravidez para 9 meses. É que se esse período de gravidez fosse mais longo, o cranio do bebé cresceria a uma dimensão impossível de passar pela cavidade da bacia.

Como é do conhecimento de todos, o normal seria que a gravidez durasse 21 meses, e é precisamente pelo facto dela durar apenas 9 meses que o ser humano é das criaturas mais vulneráveis à nascença. Digamos que nascemos "antes do tempo".

Ora eu estou perfeitamente convencido que a origem da evolução do cérebro humano está directa e inequivocamente relacionada com a existência de taxistas nas nossas estradas.

Afinal de contas, está provado que a imaginação é a principal diferença entre o homem e o chimpansé. E imaginação é coisa que não falta a qualquer taxista.

Aqui há dias tive necessidade de utilizar o serviço de taxis da minha zona. Em condições normais, essa viagem de taxi demoraria no máximo 4 minutos. Não 5, não 3. Demoraria no máximo 4 minutos...

Entro no táxi, informo o taxista da morada de destino, e arrancamos logo com uma maravilhosa inversão de marcha, quebrando de uma assentada, 3 regras de trânsito.

O meu filho de 7 anos repetia insistentemente que não se deve pisar o traço contínuo enquanto que avisava que estávamos a circular em contra-mão. Só o consegui calar através de um tabéfe (paga o justo pelo pecador), seguido de um "Não lhe ligue que ele ainda não tem a carta", para o taxista.

Depois dessa manobra notável, seguimos rumo ao desconhecido. Devo dizer que após essa viagem, passei a conhecer todos os concelhos vizinhos como a palma da minha mão.

Tenho hoje a certeza absoluta que cada estrangeiro que cá venha andar de taxi, sai de cá convencido que o nosso país é muito maior do que aquilo que vem assinalado no mapa mundo.

Taxistas, são uns incompreendidos. Principalmente por quem compreende.

Os taxistas são mentes brilhantes. A sua existência está ligada ao crescimento do cérebro humano.

Talvez seja por isso, que também está igualmente provado que o cérebro humano não tem evoluido muito nos últimos 30.000 anos.

1 comentário:

abelha maia disse...

E quando recusam uma "corrida" (adoro a terminologia taxista")tipo aeroporto-portela de sacavém porque é muito perto? E quando partilham receitas culinárias o que implica que reduzam a velocidade para uns estonteantes 40 kms/h e nos façam demorar 45min num trajecto de 15? E quando pedimos um trajecto específico e fingem que não ouvem?
E quando pensam que têm smepre prioridade?