terça-feira, novembro 30, 2004

Sessão de Autógrafos

Estou na fnac (pela centésima vez esta semana).

É feito o seguinte anúncio, aos microfones da loja:

"Informamos os nossos estimados clientes que, esta noite, poderão assistir, no forum fnac, à actuação ao vivo de Sérgio Godinho. Após o espectáculo, Sérgio Godinho estará disponível para autografar os vossos CDs, que se encontram à venda na nossa loja fnac."

Assistimos ao concerto e, imediatamente após o seu final, toda a assistência se dirigiu para a sessão de autógrafos. Toda a gente tinha CDs para autografar. Empurrões, encontrões, tudo valia para ganhar melhor posição e conseguir o tão desejado autógrafo, rapidamente.

Havia pessoas com 3 e 4 CDs na mão. Uma legião de admiradores fieis, de todas as idades. Tudo a lutar por conseguir um autógrafo. Eu também estava lá metido na confusão.

Até que chegou a minha vez. Ali estava eu. Frente a frente com Sérgio Godinho:

- Sérgio Godinho: Boa noite.
- fatacuida: Ainda bem que me fazes essa pergunta, ó Sérgio.

- Sérgio Godinho: Pergunta ? Mas eu nao fiz qualquer pergunta, amigo...
- fatacuida: Pois, pois... claro que não...

- Sérgio Godinho: Não estou a perceber.
- fatacuida: Vês alguma coisa nas minhas mãosinhas ?

- Sérgio Godinho: Como ?
- fatacuida: Não me venhas com o número do Beethoven, pá. Pára lá de fingir que és surdo.

- Sérgio Godinho: Oiça, você esteve este tempo todo a aguardar a sua vez. Esta é a sua oportunidade de obter um autógrafo meu. Onde tem os CDs para eu assinar ?
- fatacuida: Ora até que enfim, man... estava difícil...

- Sérgio Godinho: Mas...
- fatacuida: Pois é. Finalmente reparaste que eu estou aqui de mãos a abanar (dito com sorriso cínico).

- Sérgio Godinho: Mas... não tem nada consigo para eu autografar ?
- fatacuida: Bolas, ó Sérgio. 'Táva a vêr que não ! Eu estive este tempo todo à espera, para te dizer, na cara, que não quero o teu autógrafo para nada.

- Sérgio Godinho: Isto é para os apanhados ?
- fatacuida: É p'ós apanhados, é! Só que o apanhado aqui és tu, ó Sérgio. Eu não quero o teu autógrafo, pá. E como eu, há muitos, ... Não cantas uma me*da. A maioria das pessoas não te grama nem calado, pá.

- Sérgio Godinho: Então como é que justifica toda esta gente aqui ?
- fatacuida: E como é que tu justificas os outros 10 milhões que não vieram ?

- Sérgio Godinho: Segurança, por favor !
- fatacuida: Segurança? 'Tás-me a dizer que os 10 milhões não vieram por motivos de segurança ? Não me atires areia para os olhos, pá !...

- Sérgio Godinho: Segurança, retire este homem daqui.

Eis que aparecem 2 tipos e me seguram nos braços sugerindo-me que abandone a sala.

- fatacuida: Isto é o cúmulo. Um gajo é retirado da sala só por não querer um autógrafo. Onde é que já chegámos. Qualquer dia, somos presos só por não gostar de fado. Essa é outra. O fado é a pior coisa que se fez em Portugal, apesar de ser de origem francesa.

Segue-se a minha saída triunfal, em ombros, da sala de autógrafos.

(Tudo o que aqui escrevi, é pura ficção. Devo adiantar que sou um fã de Sérgio Godinho. "Senhor" Sérgio Godinho. É uma referência e um exemplo para muitos, nos quais eu próprio me inclúo).

Sem comentários: