sexta-feira, dezembro 23, 2005

"a mãe"

estamos no natal.

e por estarmos nesta época tão bonita, tão especial, tão alvi-rubra de sentimentos tão profundos quanto fraternos, lembrei-me o quão difícil é terminar uma conversa ao telemóvel com "a mãe"

um gajo quando liga para "a mãe", normalmente é para demonstrar todo o amor e carinho que sente pela progenitora querida. e como é que se demonstra esse amor, esse carinho tão especial e tão único?pedindo tudo aquilo que nos faz falta mas que por um motivo ou por outro não nos apetece comprar ou fazer.

eu por mim, mostro todos os dias o que sinto a essa personagem vital para a existência de cada um de nós que é "a mãe", ora deixando-a ajudar-me aceitando (contrariado é certo, mas aceitando na mesma) dinheiro, comida, roupa, mobília, peixe sem espinhas, fruta descascada, pagamentos de contas em atraso e por vezes até aceito receber 2 beijos na cara (desde que não seja em público).

no entanto a parte má das conversas com "a mãe" é o final. é impossível desligar o telefone à "mãe" quando realmente se quer.

em regra quando se liga para a ditacuja, no final da chulice, perdão da conversa amiga, uma pessoa tem de repetir entre 23 a 27 vezes "vá, então beijinhos", ou "pronto, então até amanhã", é que o raio d'a mãe tem sempre um recado de última hora para dar, um último conselho, uma última dica médica, algures entre "tapa-te que está frio", "não gastes o dinheiro em porcarias" e "filho, não te metas com elas que elas fode*-te", há sempre qualquer coisa para dizer.

por isso acho que o último fôlego de "a mãe" é diferente do último fôlego de um soldado.

o soldado diz "puscas,..tenho uma coisa para te dizer...o segredo para teres tudo o que queres é .. nunca... " e morre.

"a mãe" por seu lado diria no seu último fôlego "puscas,filho, ...tenho uma coisa para te dizer... o segredo para teres tudo o que queres é .. nunca...olha antes disso, lembra-te de tomares as vitaminas e o xarope para a tosse, e não andes ao frio, olha que tu constipaste, e vê lá se páras de andar com aquela menina,já te disse que essa menina não serve para ti, ela não sabe cozinhar, não passa a ferro como deve ser, deixa sempre vincos nas calças, tu andas aí com trapos enquanto que a madame só veste roupinha do melhor, não lhe ponhas uns patins não, e depois diz que que te fo...que choras" e depois se não se lembrar de mais nada para dizer morre.

1 comentário:

Polingua disse...

minha cara, o post foi escrito dia 23/12/2005, logo aquando do escrito estávamos no natal por assim dizer, mas por outro lado a ideia de estarmos no natal é muito vaga, por isso aceito o seu comentário que como todos os comentários merece respeito e alucinogénicos