sexta-feira, janeiro 06, 2006

a cuia

fui cortar o cabelo.
desta vez e por força das circunstâncias acabei por ir cortar o cabelo a... não sei se estão prontos para isto mas cá vai, a um cabeleireiro. é verdade.

custa admitir mas traí o barbeiro, figura obrigatória do mundo do macho (cujo ex libris é a "Barbearia Atómica" em vf xira) e fui a um cabeleireiro ainda por cima num centro comercial.

logo a abrir uma pergunta desconfortável, "para quando quer fazer a marcação?", marcação para cortar o cabelo?!?!?!?!?!?!? eu sou um gajo!!! eu não faço marcações para cortar o cabelo! eu corto o cabelo num sítio mal iluminado, onde as paredes não estão com o estuque todo, onde só há um pente e uma tesoura e onde existem posters de gajas nuas na parede e galhardetes do Benfica!!!!

Marquei para as 9.

vou fazer tempo até às 9. compro um livro com 2 obras lá dentro, "as portas da percepção" e "céu e inferno". (sim eu fiz marcação para cortar o cabelo, sim eu depois comprei um livro, sim eu gosto de gajas).

voltei às 9 para o cabelei... eu peço desculpa mas esta palavra é difícil, cabelei... cabele... cabeleireiro. entro, dizem-me para vestir uma bata branca. depois lavam-me o cabelo, no fim dão-me lenços de papel para limpar as orelhas que estariam molhadas, de seguida sentei-me noutra cadeira. põe-me uma toalha nos ombros, de seguida colocam uma coisa tipo o que o camões tinha ao pescoço só que em vez de ser do formato acordeão era assim mais p'ró liso, depois ainda colocam uma segunda toalha por cima. só por isto sabia que iría ser um pouco mais que os habituais €3 do barbeiro.

depois disto tudo perguntam-me o seguinte "o senhor quer café?".

eu estou sentado à espera que me cortem o cabelo e perguntam se quero um café...
pensei que dificilmente não teria de usar o olho do meio para pagar o corte pois só tinha €20 na carteira, mesmo assim arrisquei e disse "sim".

durante o corte a senhora usava um pente meio ondulado e uma tesoura muito pequena e em vez de cortar o cabelo rente ao pente e sempre a eito como o senhor barbeiro faz usava uma técnica diferente. pegava no cabelo e cortava o cabelo com pequenas e desalinhadas tesouradas. entrei em pânico ao pensar que aquela meretriz me iría escadear o cabelo (eu não sabia o que era escadear pois sou um gajo mas explicaram-me que é o cabelo cortado sem ser a direito).

a senhora era de bons modos e ainda tentou meter conversa
-o seu cabelo está cheio de jeitos
-...sim...
-mas olhe que o senhor até tem um cabelo bonito
-...sim...
-como quer que corte?
-curto
-mas quer muito curto e quer que utilize a máquina ou quer só o curto normal cortado só com a tesoura?
-curto
-...
-...
-mas não muito, não é? -fiz um esforço sobre-humano e respondi:
-curto mas que dê para despentear.
-...
-...
-já não corta o cabelo há algum tempo, não é? -o raio da mulher não se calava e obrigou-me a recorrer a medidas drásticas
-...sabe,... eu prefiria que fizéssemos isto em silêncio
e ela finalmente calou-se.

no fim pediram-me €19.38.
dei uma nota de €20, esperei pelo troco com um sorriso nos lábios e com um sorriso nos lábios o guardei.

hoje fui trabalhar e ja tenho a alcunha de lulu.
amanhã vou rapar o cabelo à "Barbearia Atómica".

2 comentários:

abelha maia disse...

Fartei-me de rir!!

fatacuida disse...

Meu Caro Amigo D. LOPES,
Gratos pelo seu reparo, sempre pertinente, aliás. Sabemos que o subtítulo do blog merece uma actualização, sim senhor. Como muito bem diz, "o Natal 2005 já lá vai". A possibilidade de actualizar o subtítulo está em estudo, e já temos várias propostas em cima da mesa, sendo que a mais provável de ser aprovada é:

"Livro nas bancas Natal 2004"

Não aguentamos esperar mais tempo...