sábado, março 05, 2005

Primeira, Segunda, Terceira, Meia-Pires, Pires e Mata

... e cá estamos nós..., directamente do campo Coval dos Pirolitos, para assistirmos a mais um jogo decisivo a contar para o Campeonato Nacional de Berlinde.

Estamos a 15 minutos do frente a frente do ano, entre os dois jogadores de guelas mais consagrados do país. Não necessitam de apresentações. São eles Zé Galmo e Joaquim Olho-de-Boi.

Aqui ao nosso lado, temos já Zé Galmo, a quem vamos colocar umas breves perguntas antes do encontro.

TVDesporto: Boa noite, Zé Galmo.
ZG: Boa noite.

TVD: Antes de mais, Zé Galmo, deixe-me agradecer-lhe o facto de se ter disponibilizado para responder às nossas questões.
ZD: Desde que seja breve, não há problema.

TVD: Bom, para as pessoas lá em casa. O que é que tem a dizer sobre aqueles que tanto o criticam, nomeadamente sobre o seu estilo de jogo, que dizem ser baseado em quincões para longe e na ausência de boa pontaria à distância ?
ZD: Isso é gente que nunca jogou ao guelas na vida. São os teóricos do berlinde. Nunca pisaram um terreno de jogo, não têm formaçao em guelas hã, e só porque têm uma caneta nas mãos, acham logo que têm o poder para dizer mal de qualquer um. Eu não tenho nada a provar. Os títulos que já ganhei, falam por si.

TVD: Há quem diga que a maneira como faz o famoso "galmo", infringe ligeiramente as regras do jogo. É aliás por isso que você é conhecido por Zé Galmo, e aqui gostaria de frizar bem a palavra "Zé".
ZD: Sim, é verdade que alguns críticos fazem esse tipo de juízo. Não tenho a culpa de ter umas mãos d'ouro.

TVD: Obrigado e boa sorte para o jogo.
ZD: Você tem que desejar boa sorte é ao meu adversário.

TVD: Foi a entrevista possível com Zé Galmo. Sempre irreverente. Temos agora connosco, Joaquim Olho-de-Boi. Também conhecido por Boi, simplesmente.

TVD: Boa noite, Joaquim Olho-de-Boi.
JOB: Exacto, exacto !

TVD: Bom, o país inteiro está à espera de vêr aqui, hoje, as suas famosas jogadas de contra-ataque. Está preparado para o grande desafio ?
JOB: Sem dúvida. Trago comigo o meu Abafador, pronto para o que der e vier.

TVD: Importa-se de explicar, ao público lá de casa, que nos está a vêr, como é que normalmente utiliza o seu famoso Abafador ?
JOB: Exacto, Exacto !

TVD: ...pois..., pode então mostrar-nos ?
JOB: ...ah pois, claro. Bem..., por exemplo, no meu último jogo, quando o adversário menos esperava, saco do meu Abafador, com o qual dei 3 toques no berlinde do gajo. De seguida, agarro no guelas dele e, ao mesmo tempo que faço um movimento circular à volta da minha barriga com a mão que tem o berlinde, digo: "1, 2, 3, volta ao mundo, e o guelas agora é meu".

TVD: É verdade, mas aí o seu adversário acabou por sair-se bem.
JOB: É verdade. Ele tinha a licença. Ele tinha a licença e aí..., a licença é um guelas absolutamente essencial. Quando eles têm a licença, nós não lhe podemos abafar os berlindes.

TVD: Tem algum berlinde que goste especialmente ?
JOB: Sem dúvida. Tenho aqui este guelas, que é uma estrelinha. Esta estrelinha faz tudo. Eu até costumo chamar-lhe Cicciolina.

TVD: ...ah....pois.... boa sorte para o seu jogo de hoje.
JOB: Igualmente !

1 comentário:

Anónimo disse...

Troco bilhete dos U2 por bilhete pró jogo do guelas...e posso dar + qq coisinha se for preciso e se o lugar for da bancada.